Aos poucos estou contando a história de Joana D’arc Henzel e Ronaldo Henzel aqui no sertão. É uma jornada linda, digna de pessoas que pensam muito além de seus umbigos.

O casal deixou um vida estável e confortável para viver na Comunidade de Baixas, no Sertão do Moxotó, interior de Pernambuco. O motivo? Ajudar no desenvolvimento de uma região que já foi considerada a mais miserável do país.

Hoje pela manhã, quando acordei e saí da minha casinha, vi de longe Ronaldo e Alcides virando massa de cimento debaixo do Sol. Cheguei e perguntei para que era. “É para fazer as prateleiras da Biblioteca”, me disse Ronaldo.

Perfurando poços, distribuindo alimentos, ajudando os moradores locais na criação de hortas e pomares, trabalhando a saúde preventiva, e investindo na educação das crianças de Baixas. Ronaldo e Joana seguem firmes em seu propósito de vida, o de mudar e melhorar a vida do povo de Baixas.

Chamei a Joana para gravar um vídeo explicando sobre a construção da Biblioteca e também um pouco do apoio pedagógico que eles dão as crianças da comunidade. Vale a pena assistir.