A viagem do projeto “Além do meu Umbigo” percorrerá os dez municípios mais pobres do Brasil. Serão quatro estados, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Amazonas e Acre. Quase 20 mil quilômetros rodados de ônibus, barco, caronas compartilhadas por aplicativo. Serão quatro meses de jornada.

O objetivo da viagem é conhecer e experimentar um pouco da realidade de centenas de famílias que vivem em condições de extrema pobreza, em regiões de seca e isolamento. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, mostram que nesses municípios, mais de 90% da população vivem com uma renda mensal inferior a R$ 100,00 por mês.

Das experiências vividas diariamente, serão produzidos conteúdos, reportagens, vídeos, depoimentos, fotos, que serão postadas no blog e nas redes sociais do projeto. Também será produzido um documentário sobre o assunto. Uma forma de mostrar um Brasil que parece esquecido e parado no tempo. Uma maneira de alertar para um problema grave e que diz respeito a todos os brasileiros.

As cidades mais pobres do Brasil, por onde Pedro irá passar são :

Manari – Pernambuco

Guaraiba – Piauí

Milton Brandão – Piauí

Santo Amaro – Maranhão

Belaguá – Maranhão

Matões do Norte – Maranhão

Centro do Guilherme – Maranhão

Pauini – Amazonas

Jordão – Acre