Realizar o sonho de uma comunidade com a ajuda do financiamento coletivo, crowdfunding. Essa é a proposta de trabalho do jornalista, Pedro Rodrigues Neto, durante sua jornada aos dez municípios mais pobres do Brasil.

De acordo com Neto, a cada município visitado, veja a lista com todos clicando aqui , um projeto de financiamento coletivo será desenvolvido com a comunidade local. “A ideia é, convivendo com os moradores, trabalhando ao lado da comunidade escolar, descobrir um sonho em comum para todos, criar o projeto, as redes sociais do projeto, dar nome, fazer o enxoval completo, e lançar na rede. Chamar a atenção das pessoas, sensibilizar a sociedade e buscar a meta para a realização do sonho”, explicou o jornalista.

Segundo ele, pode ser qualquer desejo, dentro de uma razoabilidade que o torne viável. “Tem que ter os pés no chão. Agora , pense que numa determinada cidade, a comunidade escolar precise de um laboratório de informática! Precise de notbooks para que os alunos possam estudar e interagir com o ambiente online. É plenamente viável buscar recursos com a sociedade para criar esse espaço. É disso que estamos falando, de mobilizar a sociedade para fazer o que nunca foi feito por essas comunidades”, comentou.

Neto viaja por financiamento coletivo. Serão quatro meses de viagem, cinco estados, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Amazonas e Acre, dez cidades, onde 90% da população sobrevive com menos de R$ 70,00 por mês. Para contribuir com seu projeto, basta clicar aqui