Viajar quatro meses, passando pelos dez municípios mais pobres do Brasil, localizados em quatro estados, Piauí, Pernambuco, Maranhão, Amazonas e Acre.
Além do meu Umbigo é um projeto que expõe a possibilidade de pensar em si sem excluir o todo. É um convite à reflexão sobre tudo aquilo que se pensa e diz sobre um país melhor. Vivemos a era da conexão, do compartilhamento de ideias.
O Brasil experimenta a realidade da sua primeira geração global, parte pulsante da hiperconexão da sociedade moderna. O Brasil do futuro já é presente, mas o passado ainda insiste em nos assombrar.
É possível imaginar e aceitar que em muitos municípios, mais de 90% da população vive com menos de R$ 100 por mês? É possível imaginar que ainda tenhamos crianças, jovens e adolescentes totalmente excluídos de toda essa modernidade que nos empurra para novos patamares?
Essas e outras inquietações tiraram Pedro da sua zona de conforto e o convidaram a pensar “Além do Próprio Umbigo”. Com o apoio de sua comunidade de conexão, amigos e familiares, o jornalista Pedro Rodrigues Neto vai Conhecer e experimentar a vida na seca, no isolamento geográfico. Se colocar no lugar do outro e sentir os efeitos da realidade de famílias que vivem na extrema pobreza, que vivem um dia de cada vez.
Para cada experiência, textos, fotos, vídeos retratando os momentos que for vivendo. Tudo devidamente postado, compartilhado nas redes sociais e no blog do projeto.
Em cada município que for acolhido, uma contrapartida. Trabalhos voluntários, aulas de redação e criatividade, organização e lançamentos de projetos de financiamento coletivo para realizar sonhos das comunidades. Esse será o trabalho de Pedro, esse será o seu único compromisso nos próximos quatro meses, a começar do dia 14 de outubro, quando inicia a sua viagem.